publicado por superjogosedicas | Quinta-feira, 04 Dezembro , 2008, 16:35


O que é uma ROM?

Uma ROM é um software (um programa de computador) copiado de um cartucho ou CD-ROM, que pode ser executado em outro programa chamado emulador, uma reprodução do sistema de um console.
As ROMs são amplamente divulgadas pela internet, como uma maneira fácil e rápida de se obter jogos sem pagar absolutamente nada, prejudicando assim as vendas dos produtos originais. Isto, no Brasil e em muitos outros países do mundo, é crime, pois quebra diversas leis de direitos autorais estabelecidos pelas empresas originais.
Uma Imagem ROM é o mesmo software extraido de um cartucho ou CD-ROM de jogos eletrônicos (um tipo de ROM programado com jogo, fixado em uma placa de circuito impresso que por sua vez é envolvido em uma carcaça de plástico para poder ser manuseado), portanto a rom tem exatamente o mesmo tamanho do jogo original e o jogo é o mesmo.
As roms ou jogos para emuladores e consoles são softwares como qualquer outro. Portanto é crime obter uma rom ou jogo e executá-lo em um emulador ou hardware sem que você tenha o jogo (em CD ou Cartucho) original , mas o ato de emular é ilegal após 24 h que você o copiou o jogo seu micro, depois desse tempo tem que apaga-lo.
Atualmente existem emuladores para quase todos os consoles comerciais, mas os mais populares na hora de emular são os de video games de 128 a 16 bits pois não exigem um hardware muito poderoso.
Fazer o download de um emulador e como se você estivesse comprando um vídeo game, depois que você baixar o emulador execute-o e em seguida pegue os roms daquele emulador que seria as fitas, depois de baixar o rom você deve pegar os arquivos que vão estar naquela pasta e colocar na mesma pasta do emulador, em seguida de dois clicks no emulador, ele abrirá, você escolhe os roms no emulador e joga, ou pode dar um click no rom e arrastar para o emulador e soltar, é o que muita gente faz e é mais fácil ! Obs: ( Se você pegar o emulador do super Nintendo obrigatoriamente você terá que pegar os roms para super Nintendo e assim vai ! )

ROMs não são mais ilegais
O que dizem nossas leis sobre isso?


A constituição brasileira permite ao proprietário de um jogo fazer uma cópia de segurança do mesmo. Ou seja, obter o software como um backup em seu computador para o caso de seu produto dar defeito. Isto, porém, só é permitido tendo-se o produto original em sua casa. E não é o que acontece em 99% dos casos no nosso país.
Diversos sites na internet advertem os usuários de que manter ROMs em seu computador durante 24 horas não é ilegal, desde que se apague o jogo após este período. Isto é completamente falso. Nunca se ouviu falar de tal lei em qualquer país.

Existem ROMs legalizadas?

Sim. Algumas empresas como a Atari disponibilizaram e divulgaram pela internet diversas ROMs de seus jogos arcade originais, que podem ser encontradas no site Star Roms, por não estarem mais em produção e circulação há muitos anos. Existem também os Abandonwares, que são jogos cujos proprietários dos direitos autorais os abandonaram, ou seu período de copyright expirou. Os defensores desta teoria então dizem que, se o detentor dos direitos autorais não mais se interessa pelo jogo, ele deve ser considerado "abandonado" e liberado para uso e cópia livres de diversos usuários ao redor do mundo. Porém, é preciso ter em mente que ainda não há definições concretas da lei sobre isso. E pior: em países como os Estados Unidos, isto foi proibido, por conflitar com uma cláusula da constituição que dá ao produtor do jogo direitos vitalícios de escolha (se o produtor deseja ou não liberar o jogo para cópia e reprodução), mesmo que o detentor dos direitos autorais o abandone.
tags:

mais sobre mim
Dezembro 2008
D
S
T
Q
Q
S
S

1
2
3
4
5
6

7
8
9
10
13

14
16
17
18
20

21
22
25
26

30


arquivos
pesquisar neste blog
 
blogs SAPO